quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O TANGRAN DE 7 PEÇAS

O tangram é um quebra-cabeça chinês formado por sete peças. Surgiu há mais de 2000 anos e seu nome original, "Tchi Tchiao Pan", significa "Sete Peças da Sabedoria".
Qual sua origem?

Existem inúmeras lendas sobre a história do Tangram. De entre elas a mais comentada é a de que um monge chinês deu uma tarefa a um seu discípulo. Pediu-lhe que fosse percorrer o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas do mundo. Assim, deu-lhe um quadrado de porcelana e vários outros objetos, para que pudesse registar o que encontrasse. Muito descuidado, o monge deixou cair a porcelana. Esta dividiu-se em 7 pedaços em forma de quadrado, paralelogramo e triângulo. Com essas peças ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo. 












 É um jogo muito divertido onde podes formar todas as figuras que a tua imaginação permitir. O Tangram, além da criatividade, estimula o raciocínio lógico das crianças, desenvolve a capacidade de concentração, orientação espacial e coordenação motora. A única regra do jogo é que as figuras formadas devem conter todas as sete peças. É uma autêntica diversão milenar que a maioria das crianças aprecia, mas nem sempre consegue realizar completamente.

FAÇA O SEU TANGRAN!



5 comentários:

  1. Esse trabalho e bom porque as vezes agente nao sabe e aprende, na 4 serie eu ja tinha feito isso mas nem lembrava disso então a professora katia fez esse trabalho com alunos da minha sala e foi muito bom, eu e o lucas fisemos nosso um pato e um barco o barco nao fico muito bonito borramos tudo de cola.Mas ficou lindo,o tangran contém sete peças se vc for fazer uma figura e nao conter as 7 nao vai dar o certo o desenho porque vai faltar entao e bom prestar atensao na hora de fazer porque pode ficar errado.Tem vários timpos para fazer figuras como barco,gato,coraçao,etc. De matemática eu aprendi calculos de área medir cada quadrinho do tangran e os tipos de figura geometrica

    ResponderExcluir
  2. oi professora Katia . bom , gostei muito do trabalho que fizemos com tangran , não foi fácil , mas a gente deu um jeito. O tangran é um quebra cabeça que para mim foi um pouco fácil. Aprendi paralelogramo a calculamos área com o tangran e o quadrado muito mais...

    ResponderExcluir
  3. Sobre o tangran eu aprendi como fazer e constuir desenhos, com ele nós fizemos figuras de animais
    de navios de pessoas e de aves, e gravei na minha cabeça como são as peças do tangram. Agora estamos pesquisando sobre como ele surgiu e vimos que foi a 2000 anos atrais e seu nome original e "Tchi Tchiâo Pan".bom eu achei legal fazermos o tangram queria fazer outros.
    ASSINO: João Vitor

    ResponderExcluir
  4. Eu aprendi fazer um tangram com 7 peças.Eu aprendi fazer desenhos,animais,pessoas e qualquer tipo de coisas.objeto,triangulo e quadrado.

    ResponderExcluir
  5. eu gostei muito dessa tarefa do tangran agente aprendeu que com as 7 peças se amonta um monte de imagens que quizer nós pensamos que é uma bricadeira mas dentro dessa brincadeira agente aprende matemática ,calcular áreas, usar o esquadro para desenhar o tangran.

    POSSTADO PELAS ALUNAS DO 6º ANO B - Raquel, Crislayne e Jaqueline

    ResponderExcluir