quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O TANGRAN DE 7 PEÇAS

O tangram é um quebra-cabeça chinês formado por sete peças. Surgiu há mais de 2000 anos e seu nome original, "Tchi Tchiao Pan", significa "Sete Peças da Sabedoria".
Qual sua origem?

Existem inúmeras lendas sobre a história do Tangram. De entre elas a mais comentada é a de que um monge chinês deu uma tarefa a um seu discípulo. Pediu-lhe que fosse percorrer o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas do mundo. Assim, deu-lhe um quadrado de porcelana e vários outros objetos, para que pudesse registar o que encontrasse. Muito descuidado, o monge deixou cair a porcelana. Esta dividiu-se em 7 pedaços em forma de quadrado, paralelogramo e triângulo. Com essas peças ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo. 












 É um jogo muito divertido onde podes formar todas as figuras que a tua imaginação permitir. O Tangram, além da criatividade, estimula o raciocínio lógico das crianças, desenvolve a capacidade de concentração, orientação espacial e coordenação motora. A única regra do jogo é que as figuras formadas devem conter todas as sete peças. É uma autêntica diversão milenar que a maioria das crianças aprecia, mas nem sempre consegue realizar completamente.

FAÇA O SEU TANGRAN!



7 comentários:

  1. Esse trabalho e bom porque as vezes agente nao sabe e aprende, na 4 serie eu ja tinha feito isso mas nem lembrava disso então a professora katia fez esse trabalho com alunos da minha sala e foi muito bom, eu e o lucas fisemos nosso um pato e um barco o barco nao fico muito bonito borramos tudo de cola.Mas ficou lindo,o tangran contém sete peças se vc for fazer uma figura e nao conter as 7 nao vai dar o certo o desenho porque vai faltar entao e bom prestar atensao na hora de fazer porque pode ficar errado.Tem vários timpos para fazer figuras como barco,gato,coraçao,etc. De matemática eu aprendi calculos de área medir cada quadrinho do tangran e os tipos de figura geometrica

    ResponderExcluir
  2. oi professora Katia . bom , gostei muito do trabalho que fizemos com tangran , não foi fácil , mas a gente deu um jeito. O tangran é um quebra cabeça que para mim foi um pouco fácil. Aprendi paralelogramo a calculamos área com o tangran e o quadrado muito mais...

    ResponderExcluir
  3. Sobre o tangran eu aprendi como fazer e constuir desenhos, com ele nós fizemos figuras de animais
    de navios de pessoas e de aves, e gravei na minha cabeça como são as peças do tangram. Agora estamos pesquisando sobre como ele surgiu e vimos que foi a 2000 anos atrais e seu nome original e "Tchi Tchiâo Pan".bom eu achei legal fazermos o tangram queria fazer outros.
    ASSINO: João Vitor

    ResponderExcluir
  4. Eu aprendi fazer um tangram com 7 peças.Eu aprendi fazer desenhos,animais,pessoas e qualquer tipo de coisas.objeto,triangulo e quadrado.

    ResponderExcluir
  5. eu gostei muito dessa tarefa do tangran agente aprendeu que com as 7 peças se amonta um monte de imagens que quizer nós pensamos que é uma bricadeira mas dentro dessa brincadeira agente aprende matemática ,calcular áreas, usar o esquadro para desenhar o tangran.

    POSSTADO PELAS ALUNAS DO 6º ANO B - Raquel, Crislayne e Jaqueline

    ResponderExcluir
  6. Assinale a alternativa correta:
    (A)
    Polígonos que possuem os lados de medidas congruentes são chamados de polígonos regulares

    (B)

    Polígonos que possuem todos os lados de medidas congruentes são chamados de polígonos irregulares.


    (C)

    Polígonos que possuem todos os lados de medidas congruentes são chamados de polígonos regulares.

    (D)

    Polígonos que possuem alguns dos lados de medidas congruentes são chamados de polígonos regulares.
    (E)

    Poliedros que possuem todos os lados de medidas congruentes são chamados de polígonos regulares.

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe me informar o detentor dessas imagens

    ResponderExcluir